Pular para o conteúdo principal

Notícias do dia

Governo concede passaporte diplomático a pastor

Lisandra Paraguasu, Agência Estado
Foto: Divulgação
PAstor Valdemiro Santiago de Oliveira
O Ministério das Relações Exteriores concedeu passaporte diplomático para o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, Valdemiro Santiago de Oliveira, e a mulher dele, Franciléia de Castro Gomes de Oliveira. A decisão foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial e, segundo o Itamaraty, não é privilégio do pastor. Outros líderes de igrejas também já receberam o documento, que dá direito ao uso de uma fila especial nos aeroportos, mas não dá imunidade diplomática. O sistema de concessão de passaportes diplomáticos foi alterado em 2011, depois de revelado que os filhos e netos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinham o documento mesmo depois da sua saída do governo e de não serem menores de idade, como determinava o decreto sobre o tema. Na época, a legislação dava ao ministro o poder de decidir quem poderia receber o passaporte em casos considerados de interesse nacional, e o então ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, concedeu o documento aos filhos de Lula pouco antes do final de seu governo, em 2010. Leia mais no Estadão.
 
@@@@@
 

Dilma e Temer reafirmam indicações do PMDB para Câmara e Senado

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Michel Temer (PMDB) e Dilma Rousseff (PT)
A presidenta Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer reafirmaram em encontro nesta segunda-feira (14) os nomes indicados pelo PMDB para presidir Câmara e Senado a partir de fevereiro, conforme acordo firmado entre PT e PMDB. Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, não foram debatidas durante a reunião as recentes denúncias publicadas na imprensa envolvendo os favoritos para os postos – Renan Calheiros (PMDB-AL) para o Senado, e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) para a Câmara. Reservadamente, Temer avalia que já era esperado o bombardeio voltado para os dois, em função dos postos que pretendem assumir, mas que as denúncias, sobretudo envolvendo o deputado, não foram suficientes ainda para abalar a candidatura. Informações do Valor Econômico.
 
@@@@@
 

Barbosa pede opinião de Gurgel sobre bens de Duda

Foto: Divulgação
Duda Mendonça
No último ato que tomou antes de sair de férias, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, decidiu na sexta-feira (11) pedir a opinião do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, sobre o desbloqueio dos bens do publicitário Duda Mendonça e de sua sócia Zilmar Fernandes. A dupla, absolvida no julgamento do mensalão ano passado, está com os bens congelados desde 2006, por ordem de Joaquim Barbosa. No despacho, o relator do processo argumentou, com base no Código de Processo Penal, que sempre será ouvido o Ministério Público no caso de restituição. Não há prazo para que Roberto Gurgel se pronuncie sobre o caso, tampouco quando o Supremo decidirá sobre o pedido. Barbosa saiu em férias e o STF está sendo comandado interinamente pelo ministro Ricardo Lewandowski. Leia mais no Estadão.
 
@@@@@
 

20 SEAL que participaram da caçada a Bin Laden estão mortos

Um mistério ronda o destino dos homens envolvidos na caçada ao terrorista mais procurado pelos EUA. Mais de 20 soldados dos SEAL (unidade de operações especiais da Marinha dos EUA) que participaram da missão se suicidaram ou morreram em combate em outras missões no Afeganistão.
As mortes cobrem mais da metade da equipe que encontrou e matou o terrorista saudita em Abbottabad, no Paquistão, em 2 de maio de 2011. Entre os mortos está Job Price (foto), de 42 anos, comandante da missão. Ele teria cometido suicídio em 22 de dezembro de 2012.
 
Antes disso, em 6 de agosto de 2011, um acidente de helicóptero matou 20 dos soldados participantes da missão. O portal MSNBC trocou o texto da notícia sobre o acidente, negando que os soldados tenham participado da captura e morte de Bin Laden.
 
O jornal britânico Guardian e alguns blogs americanos noticiaram as mortes e notaram que elas aconteceram justamente com os soldados da unidade 6 dos SEAL. As Forças Armadas americanas abriram uma investigação para apurar a circunstância das mortes. Será apenas acidente ou queima de arquivo?
 
Foto: Divulgação/SEAL
 
@@@@@
 

Mexicana tem sêxtuplos 12 anos após dar à luz quadrúplos


Salud Romero tem sêxtuplos 12 anos após dar à luz quadrúplo. Foto: Enrique Castro/AFP
A mexicana Salud Romero, de 31 anos, deu à luz seis bebês de uma só vez, nesta segunda-feira (14), 12 anos depois de ter tido quádruplos. Os recém-nascidos sêxtuplos têm estado de saúde delicado e ainda estão na incubadora da maternidade.

A quantidade de crianças nascidas de uma só vez é surpresa para o pai Joshua Salinas, de 21 anos, que admite ainda nem ter pensado em todos os nomes possíveis.

"Eu estou feliz, mas também estou muito preocupado com a saúde deles e como lidaremos financeiramente com tudo isso", afirmou ele. "Pensamos que seriam cinco crianças, então o sexto acabou nos surpreendendo".

Enfermeira cuida de um dos sêxtuplos. Foto: Enrique Castro/AFP
Os seis bebês recém-nascidos preocupam os médicos do hospital onde nasceram por estarem muito abaixo do peso e também por terem nascido de apenas 27 semanas devido ao grave estado de saúde da mãe. Dos quádruplos nascidos há 12 anos, filhos de outro pai, apenas dois sobreviveram após o nascimento.

"A situação é preocupante, mas temos profissionais e ferramentas para que possamos fazer o melhor possível", diz a média Rosalba Martinez, responsável por cuidar dos seis bebês.

Além dos seis bebês e dos dois sobreviventes, Salud também tem outro filho, também de Joshua, que ganha o equivalente a R$ 300 por mês.
 
@@@@@

Gêmeos dividem namorada e são presos após brigar entre si por sexo

 
Aric Ryan Hale (esq) e Sean Peter Hale (Foto: Divulgação)
Irmãos gêmeos foram presos em Connecticut, nos Estados Unidos, após brigarem para ver quem faria sexo com uma namorada compartilhada pelos dois. Aric Ryan Hale e Sean Peter Hale, de 28 anos de idade, mantinham uma relação aberta com uma mulher de 27 anos.
Leia também:Sistema bloqueia celulares e presos tentam ajuda nas operadoras em SP

Em depoimento às autoridades, a mulher afirmou que mantinha relações sexuais com os dois irmãos, entretanto, com apenas um de cada vez. Segundo ela, a decisão de quem seria o parceiro da mulher nos encontros era decidida entre os irmãos.

Apesar do acordo, segundo o jornal local “Hatford Courant”, no último dia 1º de janeiro os irmãos não chegaram a um consenso sobre quem deveria fazer sexo com a namorada.
 
Os gêmeos foram a um motel com a mulher quando a briga teve início, intensa o bastante para danificar o local. A polícia foi acionada e conseguiu deter a dupla pouco depois, quando ambos já estavam em casa.
 
@@@@@
 

Aliados discutem critérios usados por Jaques Wagner para reforma política

Osvaldo Lyra - Tribuna

Qual será o critério usado pelo governador Jaques Wagner (PT) para a montagem do seu governo?
 
Aliados e integrantes da própria máquina estadual dizem que a meta é buscar nomes que preencham critérios técnicos e que não venham sair como candidatos na eleição de 2014. No entanto, para setores do PT e de partidos da base, isso será um equívoco.
 
Na verdade, o sentimento em setores, sobretudo do PT, é que o líder petista teria que atuar nesse momento para conseguir montar um governo coeso, de projeção, que garanta a permanência no poder pelos próximos anos.
 
Para algumas pessoas próximas ao petista, um conjunto de técnicos nesse momento, sem expressão política, não daria a visibilidade necessária ao projeto petista. “O cara que tem expressão política e capacidade de mobilização na sociedade seria muito mais valioso que um mero tecnocrata. É hora de colocar na vitrine quem pode representar o projeto”, diz um petista de alto coturno. Para outro aliado, falta convicção ao governador. “Por isso não houve o anúncio antes da viagem à China”.
 
O que se sabe é que a imagem pública do governador é o de um exímio articulador político, mas de um gestor público que precisa priorizar a eficiência administrativa. “Hoje, seis meses para a sociedade é muito tempo. Imagine mais de um ano”, completa. Portanto, o que foi feito e o que não foi feito deve ser revisto nesse momento, justamente, para apresentar para a sociedade baiana um projeto consistente, capaz de garantir para a população a resposta para suas demandas mais imediatas, projetando a Bahia para o futuro.
 
Então, o que fazer para viabilizar o candidato do governador à sua própria sucessão? A resposta, ouvida de pessoas com trânsito próximas a ele, é que o petista deveria dar uma vassourada e montar um governo de projeção, inundando de esperança a população baiana (como faz ACM Neto em Salvador).
 
Existe secretário hoje que sequer é conhecido pela população. “Ele tem que mostrar que lidera um projeto, que possui estrelas capazes de atender e superar as expectativas do coletivo”, completa outro aliado.
 
O sentimento dentro do próprio governo é que Wagner terá que se atentar ao momento político em curso na Bahia, ou seja, onde o prefeito de Salvador se apresenta como um jovem capaz de dar início ao processo reestruturação do serviço público, dando respostas às demandas da sociedade.
“Se o governo do PT não der visibilidade ao que tem de melhor, ficará com a pecha que a oposição tentou lhe imputar: de que não sabe gerir a coisa pública”. Um risco.
 
Demissões deixarão marcas de atuais gestores
 
Outro fator lembrado por integrantes da cúpula petista é que o governador já falou, em três ocasiões, inclusive em entrevista à Tribuna, que iria fazer as substituições de quem não estava com rendimento satisfatório. Ou seja, quem sair, sairá com a imagem de incompetente, de que não é um bom gestor.
“Não há diálogo nem clareza no processo”, completou outro petista de alto coturno. Wagner costuma dar tempo ao tempo. O problema é que o candidato do coração dele, o secretário da Casa Civil, Rui Costa, não é o nome natural dentro do PT, pouco menos, na base aliada. Rui teria que fazer um movimento combinado, dando a impressão de que seria o melhor condutor do processo, a partir de 2014.
 
O que se sabe hoje é que o senador Walter Pinheiro é o nome mais forte dentro do PT. Se vai ganhar, ninguém ainda consegue dimensionar. Mas ele agrega, inclusive, junto ao empresariado.
 
A terceira alternativa seria o secretario de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, que, após um ano no governo não conseguiu se viabilizar. O ex-presidente da Petrobras veio para a Bahia como o nome do ex-presidente Lula – seu amigo pessoal. Teve espaço, mas não está sabendo aproveitar. Tem pouquíssima visibilidade e atuação questionável perante a sociedade.
 
A ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, ficou na estrada após a derrota do seu candidato para o atual prefeito Marcio Paiva. Se inviabilizou. Tem espaço apenas para tentar o mandato de deputada.
 
O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, é peça considerada fora do baralho pelo próprio governador. A ele, restariam duas alternativas. O primeiro caminho seria abrir uma prévia dentro do próprio PT, o que, pelo comportamento do partido na última eleição, seria impossível. O partido, até então democrático, optou por impor nomes, como aconteceu em São Paulo, Recife, Feira de Santana e outros tantos lugares em 2012.
 
O fato de estar encerrando o mandato à frente da UPB o projeta. Isso, eleva as especulações de que poderia abrir uma dissidência, já que não é petista puro sangue. Tem passagem pelo PSDB, PCdoB... Se ele tem, efetivamente, disposição para ser candidato, ele criaria uma alternativa junto aos próprios aliados, que adorariam ter uma alternativa de poder.
 
Destino de Otto Alencar é incógnita
 
Outro nome apontado como fortíssimo para a sucessão estadual é o do vice-governador Otto Alencar. Com o discurso de fidelidade e alinhamento ao governador Jaques Wagner, o presidente estadual do PSD se fortalece, sobretudo, no interior do estado.
 
Extremamente habilidoso, ele tem pavimentado a própria candidatura rumo ao interior do Estado.
Criou e estruturou a nova sigla na Bahia. Elegeu inúmeros prefeitos. Detém hoje o segundo maior espólio eleitoral no Estado. Um candidato natural à sucessão de Wagner. Para isso, depende do próprio PT e seus aliados.
 
Quando a pergunta é se o ex-prefeito João Henrique está fora do páreo, pode-se dizer que essa é uma resposta ainda difícil de ser respondida. Juridicamente, sim. A Lei da Ficha Limpa deverá deixá-lo longe do sonho de ser governador da Bahia no próximo ano. O tempo é curtíssimo.
 
O atual procurador regional eleitoral, Sidnei Madruga, diz que ele está fora do páreo. No entanto, não se sabe ainda se o ex-prefeito terá tempo suficiente para sustentar uma candidatura ao governo ou ao Senado em 2014. Tem o desgaste pela instabilidade política, aliada à baixa capacidade gerencial, sobretudo, na apresentação de resultados positivos para a população.
 
@@@@@
 
Protesto contra Lula e PT reúne 20 pessoas na avenida Paulista
 
DANIEL VASQUES
DE SÃO PAULO - FOLHA

Uma manifestação contra o ex-presidente Lula e o PT reuniu 20 pessoas na avenida Paulista, em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo), na tarde deste domingo (13) em São Paulo.
O encontro, marcado via redes sociais, tinha como um dos lemas "Mexeu com o Brasil, mexeu comigo. Por um Brasil sem LULA/PT" e associava Lula ao processo do mensalão.
 
Os manifestantes entoavam gritos e seguravam faixas contra o partido e o ex-presidente Lula.
O professor Antonio da Silva Ortega, 60, dizia ter nojo do PT. "Estou aqui porque não quero que o Brasil vire uma Venezuela ou Cuba, mas não sou de nenhum partido."
 
A professora aposentada Miriam Tebet veio de Ribeirão Preto para a manifestação. Descrevendo-se como "PTfóbica", afirmava no início do evento que mais pessoas poderiam comparecer. "Mas não esqueço o país em que vivo", completou.
 
Cerca de 1.800 pessoas haviam confirmado presença no protesto no Facebook. A "OCC - Organização de Combate à Corrupção" foi uma das principais organizadoras do evento.
 
A psicóloga Marta Abdo, 55, passava pelo local e disse estranhar a "timidez" dos manifestantes. "Parece meia dúzia de pessoas paradas, sem organização alguma."
 
Opinião parecida tinha a auxiliar de almoxarifado Ângela Pires da Silva, 25, que afirmou achar "engraçado aquele pessoal sem se mexer".
 
O aposentado Carim Facuri, 61, via no protesto "uma bela surpresa a favor da honestidade". Para o vendedor de artesanato Antonio José da Silva, 48, ele fora organizado por algum partido antiPT.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A manipulação grosseira da Globo do Dia do Trabalho

Por Genaldo de Melo Dificilmente assisto a Rede Globo, porque além de não ter mais paciência, não concordo com a manipulação que ela faz com suas edições políticas contra a esquerda brasileira, e hoje definitivamente contra a democracia brasileira.
Mas confesso que ontem resolvi acompanhar o Jornal Nacional para ver que tipo de grosseria jornalística ela poderia fazer com esse Dia do Trabalho, em que parcela do povo ocupou às ruas em defesa de Lula e da democracia.
Simplesmente vergonhoso seu jornalismo da obediência, pois utilizou a maior parte do noticiário para sensacionalizar e sensibilizar a população sobre o incêndio em São Paulo, e manipulou sua edição com imagens que não mostraram a verdade das ruas no dia do trabalhador.
Não que não seja importante noticiar o incêndio do prédio paulista, mas porque descaradamente usou abusivamente do fato para esconder o óbvio de que os brasileiros ocuparam em massa as ruas do Brasil em defesa de Lula e em defesa da democracia.
Nos fatos ficou cla…

ACM Neto pode não ser mais candidato nas próximas eleições na Bahia

Por Genaldo de Melo Reza a cantilena popular que para bom entendedor meia palavra basta, de modo que não precisa ser muito inteligente ou até mesmo conhecer os bastidores do mundo político, para saber do dilema existencial por qual passa o prefeito de Salvador, ACM Neto, em torno da perigosa decisão que precisa tomar logo, porque o tempo como ele pensa e verbaliza não é tão grande assim, para se lançar como o nome das oposições ao governo do Estado da Bahia nessas eleições vindouras.
Basta somente dialogar com os fatos e analisar mais friamente as próprias palavras do prefeito em entrevista que concedeu na abertura do carnaval da capital baiana para se chegar a dolorosa e cruel conclusão de que ACM Neto não tem tanta certeza assim de uma provável vitória.
ACM Neto verbalizou nas entrelinhas que a decisão não é tão fácil assim como pensam seus aliados, até mesmo porque em se lançando candidato a governador e perdendo as eleições, ele ficará quatro anos sem mandato e sem a possibilidade e …

Sem Lula cidadãos conscientes continuam preferindo Manuela

Por Genaldo de Melo Caso não haja a possibilidade de Lula ser candidato à Presidente da República, muitos cidadãos brasileiros conscientes da importância de um representante que tenha mais a cara do povo brasileiro, e não o espectro dos interesses internacionais, ficarão órfãos para ter que escolher entre os postulantes de centro e de esquerda que estão se colocando a disposição das urnas.
Todos os nomes colocados até o momento que poderiam substituir Lula nas urnas não conseguiram ainda atingir os dois dígitos nas pesquisas eleitorais. Entre os mais bem colocados estão Ciro Gomes (PDT) e Joaquim Barbosa (este colocado aqui por ser provável postulante do “PSB”, mas muito complicado ainda do ponto de vista ideológico). Ainda em processo de construção da imagem estão Manuela D‘Ávila (PCdoB) e Guilherme Boulos (PSOL).
Em relação a Joaquim Barbosa, rumores dão conta que os verdadeiros socialistas estão se remoendo ainda para ter que aceitar aquele sujeito estranho, com mais interesse nos EUA…