A grande novidade no campo

Por Genaldo de Melo
fetag-ba
O pioneirismo e a inovação têm sido as marcas registradas da atual diretoria da FETAG-BA, coordenada por Claúdio Bastos. Raras vezes na história do Movimento Sindical dos Trabalhadores/as Rurais na Bahia, e até mesmo no Brasil, acontecem atividades que conseguem pelo seu porte contribuir com a construção e seu fortalecimento. Mas a FETAG-BA de modo ousado está implementando uma ação formativa para os novos dirigentes sindicais em todo o Estado.

Trata-se do Laboratório de Formação Política e Sindical, que tem como finalidade preparar as novas diretorias dos sindicatos de trabalhadores/as rurais para exercerem tanto o papel de bons administradores/as das entidades sindicais, como também assumirem o papel de dirigentes políticos na defesa dos interesses da categoria que representam, bem como no fortalecimento da Agricultura Familiar, na luta pela Reforma Agrária, por Políticas Públicas de inclusão social e na luta pelos direitos dos assalariados rurais.

O processo formativo é coordenado pela FETAG-BA, através da Secretaria de Formação e Organização Sindical, coordenada por Vânia Marques, e tem a coordenação pedagógica de Genaldo de Melo, do Instituto Mandacaru. Nas palavras do presidente da FETAG-BA, que tem participação importante “o processo formativo dos novos quadros que estão assumindo a postura de dirigentes é prioridade para a FETAG-BA, porque em sua grande maioria é formada por jovens que juntos dos dirigentes já experimentados na luta sindical, pretendem também juntos construir um novo protagonismo no campo”.


O que é mais interessante em todo esse processo é que o plano de execução do Laboratório nos municípios tem sido iniciativa dos dirigentes que estão à frente das entidades sindicais há mais tempo, preocupados com a sucessão rural de qualidade. É isso mesmo, sindicato forte é aquele que prepara seus quadros dirigentes, os atuais e novos, para exercerem seus papéis com eficiência, eficácia e qualidade!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A manipulação grosseira da Globo do Dia do Trabalho

ACM Neto pode não ser mais candidato nas próximas eleições na Bahia

Sem Lula cidadãos conscientes continuam preferindo Manuela