34% dos brasileiros sentem vergonha de serem brasileiros, segundo Datafolha

Por Genaldo de Melo
Olho com a bandeira do Brasil

Pesquisa feita pelo Datafolha apresenta um quadro assustador para um país que sempre sentiu orgulho de suas riquezas, de seu povo e de sua cultura, ou seja, exatos 34% das pessoas entrevistadas pelo Instituto da Folha de São Paulo sentem-se envergonhadas de serem brasileiras.

Não é um dado comum os brasileiros não se sentirem orgulhosos de serem brasileiros, é simplesmente um caso de preocupação. Em uma nação séria provavelmente o próprio governo pensaria em construir mecanismos para que o problema da falta de orgulho de sua nação fosse resolvido.

Esse processo nada natural da vergonha que tantos brasileiros sentem de seu próprio país começou exatamente a partir do momento em a democracia foi golpeada, ou seja, os brasileiros foram desrespeitados quando nas urnas escolheram que Dilma Rousseff deveria governar por mais quatro anos, e os perdedores das urnas não aceitando promoveram os distúrbios institucionais contra a democracia brasileira.

Ainda segundo a pesquisa morar no país é ruim ou péssimo para 20% da população, regular para 26%, e somente para 54% é bom ou ótimo, uma queda de sete pontos desde o final do ano passado. Simplesmente estarrecedor, mas os golpistas não fizeram bem nem ao Brasil e nem aos brasileiros!

Comentários