Lídice da Mata pode ser uma surpresa nas eleições para o Senado


Por Genaldo de Melo
Foto: Manu Dias/ GOVBA
No atual cenário não existe cientista político ou feiticeiro que sejam capazes de analisar corretamente o futuro, bem como vão se comportar as forças eleitorais na Bahia. O momento político diferente de outros da história não comporta espaços para adivinhos. Por enquanto a única certeza no tabuleiro do xadrez político é a expressão e a força incontestável do governador do Estado Rui Costa (PT).

Em relação ao Senado Federal vários postulantes estão sendo colocados em balões de ensaios. Mas tudo ainda está muito nebuloso, tudo ainda se comporta no campo da incógnita. Entre os principais nomes colocados no tabuleiro destacam-se Jacques Wagner (PT), pelo grupo coordenado por Rui Costa,  e José Ronaldo (DEM), no grupo do prefeito de Salvador, ACM Neto.

Fala-se muito que a chapa do atual governador do Estado ainda não está definida, mas bem encaminhada entre os nomes de Wagner, e outro nome que pode ser do partido do senador Otto Alencar, provavelmente o atual presidente da Assembléia Legislativa, Ângelo Coronel, ou então o próprio João Leão (PP). Na oposição com José Ronaldo, ou então como se especulou na última semana o próprio ACM Neto, pode vim um nome representando o PSDB.

Em todo esse processo parece que estão se esquecendo de uma peça importante, que serviu muito bem como força política para a Bahia no Senado Federal, que foi a senadora Lídice da Mata (PSB). Como Lídice sempre foi uma incógnita eleitoral, que sempre nas eleições ficam “especialistas” dizendo que eleitoralmente ela não avança, ela pode ser a grande surpresa da eleição. Nos últimos tempos a Bahia tem pregado peças nas urnas aos vencedores antes do tempo, que deixam marcas (basta lembrar os próprios Wagner e Rui Costa).

Bom lembrar que ela e Jacques Wagner são os únicos vivos a terem vencidos nas urnas o carlismo. Rumores de bastidores que às vezes sabem mais do que aqueles que sentam na mesa para cabalar, dizem que se ela for candidata avulsa levará muitos votos de quem não concorda com determinadas imposições de forças políticas que já estão se preparando para 2022. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A manipulação grosseira da Globo do Dia do Trabalho

Sem Lula cidadãos conscientes continuam preferindo Manuela

Rodrigo Maia pode surpreender a todos unificando as forças de direita